Thursday, September 21, 2006

DEUSES

Walt Whitman

Divino amante e
perfeito camarada,
contente à espera, invisível mas certo,
seja você meu Deus.

Você, você - o Homem Ideal,
belo, apto, gentil, contente e amorável,
completo de corpo e amplo de espírito,
seja meu Deus.

Ó Morte (pois a Vida já fez a parte dela),
porteiro e mestre-sala da mansão celestial,
seja meu Deus.

Alguma coisa, algo de mais poderoso,
que eu melhor vejo, concebo, conheço
(rompendo o laço da estagnação,
a libertar, a libertar-te, ó alma),
seja meu Deus.

Todas as grandes idéias, as aspirações dos povos,
os heroísmos todos, gestos de arrebatado entusiasmo,
Sejam meus Deuses.

Ou Tempo ou Espaço,
ou figura da Terra divina e maravilhosa,
ou qualquer outra figura alegre
que eu, vendo, adore;
ou resplandescente orbe do sol ou estrela à noite,
sejam meus Deuses.
.
.
.
E agora?
E agora?
E agora, o que eu vou fazer com esse cheiro, com esse cheiro grudado em mim, com essa voz na minha cabeça, com aquela imagem na penumbra do meu quarto, com a forma daquela cabeça no meu travesseiro? E agora, alguém pode me dizer, o que é que eu vou fazer?
Só consigo pensar em uma coisa.
Obrigada, moço.
Obrigada por estar um pouco, mesmo sem estar.
Porque eu estava inteira.


 
 

TUDO TINHA MUDADO. Menos o que ficou igual.

  • Vida de gato
  • Das coisas esquecidas atrás da estante : esgotado, procure nos sebos!
  • Máquina de Pinball
senso*